quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO




Itagi é uma cidade pequena com uma média de 14 mil habitantes, com um povo acolhedor, belas paisagens naturais e lindas cachoeiras. Por muitos anos, Itagi foi conhecida como a “cidade do cacau”, com o aparecimento da vassoura de bruxa esta realidade mudou, e hoje os moradores desta comunidade sobrevivem da agricultura de subsistência, da pecuária, do comércio informal, de empregos municipais e estaduais, alguns são diaristas e outros desempregados. Atualmente a maior parte da população reside na zona urbana distribuída em bairros centrais e bairros que se originaram em consequência do êxodo rural.
Nos últimos anos percebe-se um maior interesse da comunidade em ampliar o nível de escolaridade e aperfeiçoamento profissional. Também se percebe um maior investimento dos órgãos públicos em projetos como o TOPA, EJA, cursos do SEBRAE, entre outros. Além disso, é cada vez maior o número de pessoas que se desloca diariamente para frequentar universidades e cursos profissionalizantes em cidades circunvizinhas.
O município possui um ginásio de esportes que, por meio de associações, permite aos jovens praticarem diferentes modalidades de esporte. Possui também Infocentro e Ponto de Cultura que contribuem para o conhecimento de todos os interessados. A escola busca interagir com projetos propostos por essas instituições e pelas diferentes secretarias municipais: Saúde, Educação, Agricultura, entre outras.
 A comunidade externa ainda se encontra muito afastada das atividades escolares. Por falta de conscientização os pais se distanciam dos órgãos representativos da escola, embora seja parte integrante do colegiado escolar. Em sua maioria, as famílias matriculam seus filhos e esquecem o seu compromisso, passando total responsabilidade para a escola. Os pais ou responsáveis comparecem à escola no dia de efetuar a matrícula e só retornam ao término do ano letivo para receber o boletim final, não se preocupando em vir às reuniões ou comparecer a unidade escolar para obter informações sobre o andamento de seu filho no processo ensino aprendizagem.
A ausência da família no cotidiano escolar é uma cultura difícil de combater, pois está arraigada não só nesta comunidade, mas, em quase toda a sociedade brasileira. A instituição não possui “amigos da escola”, sendo muito difícil conseguir ajuda de pais ou de outras pessoas da comunidade para desenvolver trabalhos voluntários na realização de atividades que venham beneficiar a escola e o aprendizado dos educandos.  Acredita-se que essa ausência  ocorra em função da comunidade ainda não possuir uma maior conscientização da importância da parceria comunidade/escola.
Nesse contexto, a escola canaliza esforços no sentido de aproximar-se da comunidade e mostrar a importância desta parceria nas decisões que favorecem os fundamentos da cidadania para a construção da escola eficaz. Sempre que possível cria-se mecanismos para que a comunidade tenha a oportunidade de se integrar, participando do processo de desenvolvimento da unidade escolar. É certo que ainda existe um longo caminho a percorrer em busca da concretização de uma comunidade consciente, dedicada e disposta a contribuir com o desenvolvimento das instituições de ensino.

Um comentário:

  1. gostaria de pedir por meio desse comentário que a direção da escola providencie a minha transferência pois vou estudar e preciso da mesma para efetuar a matricula me chamo Daniela Bernardo de Souza e fui aluna da seguna série do ensino médio; hoje resido na cidade de Boa Nova Estado da bahia desde já agraeço.

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