quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PERFIL DOS ESTUDANTES


O corpo discente da unidade escolar é composto por alunos a partir dos 14 anos de idade. No diurno, a maioria dos estudantes é constituída por adolescentes sustentados pelos pais. São jovens ativos e cheios de energia que precisam de orientações para que possam canalizar esta energia de forma positiva. Os discentes do turno noturno apresentam um perfil bem diferenciado. Uns são pais e mães de família, outros são jovens que desde cedo trabalham para sobreviver e precisam de um olhar especial dos professores diante do processo ensino-aprendizagem, garantindo assim a permanência dos mesmos na escola.
A Unidade Escolar atende a uma variada clientela de classe social média e baixa, oriunda de diferentes bairros da cidade e também da zona rural. Existem alunos que vem de famílias em que os pais são separados, convivendo apenas com avós, tios ou responsáveis. Boa parte das famílias é constituída de pessoas humildes, com baixo nível de escolaridade e dificuldades financeiras, vítimas da crise socioeconômica.
Muitos desses estudantes demonstram não possuir nenhuma perspectiva de vida, transferem suas responsabilidades para os professores e principalmente para o governo, mostrando-se pouco dispostos a contribuir com a escola, desconhecendo a sua importância enquanto cidadãos na construção de uma sociedade democrática e enquanto agente construtor de sua própria história.
De forma geral é perceptível que os educandos não possuem o hábito de ler, o que consequentemente gera deficiências de leitura e interpretação e interfere na aprendizagem das disciplinas. No entanto, esses alunos demonstram ter muita criatividade diante das atividades ou projetos desenvolvidos na escola, apesar de alguns se deixarem levar pela preguiça, desmotivando-se diante das atividades propostas.
Os educandos, em sua maioria, não apresentam maiores problemas relacionados á indisciplina, não possuem histórico de violência escolar e demonstram respeito para com os professores, funcionários e colegas. 

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